Integração entre Sistemas

Na grande maioria das vezes não é possível integrar todas as funções e serviços em um único banco de dados ou sistema de computador por conta da complexidade de cada aplicação que compõe o sistema. Ou ainda, diferentes sistemas são desenvolvidos por fornecedores distintos para objetivos distintos.  Porém em determinado momento podem, mesmo sendo distintos, compartilhar informações entre si para evitar a duplicação de dados ou para automatizar uma rotina administrativa. Uma empresa pode por exemplo ter seu sistema de vendas próprio e utilizar uma rotina de exportação para que o sistema de Nota Fiscal Eletrônica do município possa então através da sua rotina de importação receber os dados das notas fiscais a serem emitidas. Desta forma elimina-se a necessidade de um funcionário da empresa ter que digitar estes mesmos dados das notas que já constam no sistema de vendas também no sistema fiscal da cidade, gerando grande economia de tempo nesta função fiscal/administrativa.

integraçãoExistem várias formas de integração (exportação e importação de dados) entre sistemas que podem ser offline ou online, manual ou automática, síncrona ou assíncrona, sendo que a melhor forma depende apenas de uma avaliação técnica levando em consideração o objetivo desta integração.

A forma de integração mais comum é a exportação e importação de arquivos (manual) nos formatos CSV (Colunas Separadas por Vírgulas), XLS (Excel) ou XML (linguagem Padronizada de Marcação Genérica). Porém este método é assíncrono, ou seja, a rotina não permite que o dado seja aconteça simultaneamente nos dois sistemas / bancos de dados. Para que uma integração síncrona ocorra o sistema deve inserir, remover ou editar os dados em ambos os bancos de dados simultaneamente através de Web Services.

webservices

Consulte-nos antes de desenvolver um novo sistema que troque informações com um sistema já existente ou que precise compartilhar um mesmo banco de dados. Você pode por exemplo querer desenvolver um App que compartilhe o banco de dados do seu Website de forma a atualizar os dados através de uma única área de administração, pois ao alimentar o site você estará automaticamente alimentando o App e vice versa. Da mesma forma os usuários do App estarão alimentando o site automaticamente ao inserir, excluir ou editar informações pelo seu dispositivo móvel.