SEO

seoSEO ( Search Engine Optimization ) são técnicas utilizadas para a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendida pelas ferramentas de busca como Google, Bing e Yahoo. Ao usar as técnicas de SEO seu site consegue um melhor posicionamento no ranking podendo ser exibido até mesmo como primeira opção quando um sistema de busca retorna a pesquisa orgânica feita pelo usuário. Usando como exemplo uma biblioteca se você decorar e identificar corretamente o livro escrito por você através da identificação do autor, do seu título, do índice, prefácio e estando o livro na estante correta, maiores são as chances da bibliotecária (google) oferecer seu livro para um estudante interessado naquele tema específico que seu livro trata.  Um usuário ao pesquisar por “Hotel em Ilhabela”  vai receber na primeira página os sites que informaram corretamente para a Google (bibliotecária) que seu conteúdo trata de um  "Hotel"  no município de "Ilhabela".

Na nova geração de ferramentas de busca o posicionamento passou a depender também da relevância. Esta relevância é definida por cálculos computacionais que servem para definir o quanto uma página é mais importante do que a outra. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. Então voltando no exemplo da biblioteca é natural que a bibliotecária recomende o livro mais procurado ou com o autor mais famoso dentre vários livros que tratam do mesmo assunto.

SEO-Digital-MarketingMas atenção! O SEO é uma prática sem garantias pois  nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro lugar no ranking da Google, salvo a própria Google. Então se uma empresa te oferecer a primeira página nestes sistemas de busca desconfie pois muitos programadores utilizam técnicas para enganar os algoritmos das ferramentas de busca para vender "o primeiro lugar no ranking da Google". Alguns exemplos são o uso de texto invisível ao usuário ou a aplicação de robôs que visitam centenas de vezes seu site parachances uma grande quantidade de acessos. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca, ou seja, seu site pode ser banido da Google para proteger os usuários de programadores mal intencionados.

Fatores internos e fatores externos determinam seu posicionamento no Ranking. Alguns exemplos de internos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. A parte externa analisa como os outros sites se relacionam com seu site, a quantidade de links apontando para o site, além do conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais são as palavras-chave relacionadas a ela.

SEO-for-Wordpress-WebsiteNão se deve confundir o SEO com links patrocinados (Adwords), pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

O principal motivo da Ilhabela Digital adotar o Wordpress como gerenciador de conteúdo é que além de uma integração perfeita com os sistemas de busca o painel administrativo fornece ao administrador  uma ferramenta que avalia em tempo real o texto e imagem que está sendo inserido, e informa se eles estão dentro dos padrões recomendados antes mesmo do administrador concluir a edição ao clicar no botão "publicar".