Pesquisas do TripAdvisor e outros meios mostram que entre a reputação de um hotel e a tarifa, boa parte dos hóspedes avalia primeiramente a reputação. Afinal, essa última é o que mostra se outros hóspedes tiveram experiências positivas (ou não) no estabelecimento, e se vale realmente a pena se hospedar lá.
Não há dúvidas de que a Internet transformou nossa forma de consumir, e não poderia ser diferente para o setor de hotelaria. Para você ter uma ideia, de acordo com o TripAdvisor, quase 80% das pessoas afirmam que pesquisam primeiro na Internet antes de adquirir qualquer coisa.
Hoje, é cada vez mais comum planejar uma viagem através da Internet, fazendo até mesmo as reservas totalmente por meio digital. E em se tratando do Brasil, que é um dos países que passam mais tempo em redes sociais, a influência da reputação nas reservas diretas é ainda mais importante.
Como fazer a gestão de reputação online?
O primeiro passo, e também um dos mais importantes, é garantir que o seu hotel marque presença nas redes sociais. E com marcar presença não estamos dizendo apenas ter uma conta ativa e postar lá com regularidade, mas, também, acompanhar os comentários dos seus hóspedes e interagir com todas interações, inclusive isso ajudará no seu alcance. Responder os comentários, sejam eles negativos ou positivos, vai dizer muito sobre a preocupação do seu hotel com o bem-estar dos hóspedes. E, acredite, isso conta muito para quem está decidindo se vai ou não fechar uma reserva direta com você.
Se você é do tipo que não acompanha as avaliações que fazem do seu hotel, seja nas OTAs ou nas redes sociais, precisa mudar esse comportamento agora.
Inclusive, compartilhar os comentários e avaliações positivas pode ser uma ótima maneira de incentivar que mais comentários do tipo apareçam, além de evidenciá-los para clientes em potencial. Você pode mostrar essas avaliações, inclusive, no site do hotel.
Dicas Finais para suas respostas:
◾Responder reviews positivos
◾Repetir todos os pontos positivos nas respostas (Ex. Que bom que gostou de nossa cama e achou nosso quarto confortável)
◾Sempre colocar o nome do hotel na resposta de um review positivo
◾Incentivar o usuário a escrever em outro canal de review
◾Dar uma dica de atração na resposta de um review
◾Nunca levar para o lado pessoal as respostas nos reviews negativos
◾Agradeça sempre
◾Planejar as respostas e evitar palavras “negativas”
◾Nunca colocar o nome do hotel nas respostas de review negativo
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